NOTA OFICIAL USE-SP
Sobre as tentativas de adulteração das obras de Allan Kardec
A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) vem a público repudiar qualquer tentativa de adulteração das obras de Allan Kardec, as quais apresentam a fundamentação teórico-doutrinária do Espiritismo, esclarecendo sobre a natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal.
Tais obras caracterizam-se como patrimônio cultural dos espíritas, estendendo-se a toda a humanidade.
Desde a desencarnação de Kardec, no dia 31/03/1869, não é raro surgirem pessoas ou grupos tentando adulterar esse patrimônio, sob o pretexto de “atualização”.
Nada impede que qualquer indivíduo contribua com o desenvolvimento do conhecimento humano, publicando em seu próprio nome o que considerar relevante, porém é completamente injustificável e ilegítimo tentar reescrever obras de autores mundialmente conhecidos para adequar suas próprias ideias e convicções.
Como artifício para a adulteração, acrescentam-se textos estranhos às obras de Kardec para promover reinterpretações enviesadas e distorcidas dos textos originais.
Lamentamos, ainda, a divulgação e reprodução de obras adulteradas, sejam elas comercializadas ou distribuídas gratuitamente, desrespeitando a ética autoral e deturpando os postulados espíritas.
São Paulo, 10 de março de 2023
Rosana Amado Gaspar
Presidente da USE
Nenhum comentário:
Postar um comentário