sábado, 17 de janeiro de 2026

Temas para o 1º Encontro de Pesquisa e Ciência Espírita da USE


 Temas para o 1º Encontro de Pesquisa e Ciência Espírita da USE

 

Alexandre Fontes da Fonseca*

 

Texto publicado na Revista Dirigente Espírita, n.210, jan/fev 2026, p. 21-22

 

No último número da revista Dirigente Espírita, apresentamos uma nova atividade que ocorrerá no 19o Congresso Estadual da USE: o primeiro Encontro de Ciência e Pesquisa Espírita (EnCPE) da USE. Como a expressão “encontro de ciência e pesquisa” pode sugerir a ideia de que só participam pesquisadores experientes, mestres e doutores acadêmicos, ou ainda estudiosos tradicionais, preparamos esse artigo para esclarecimento. Na verdade, todo e qualquer adepto espírita pode participar do 1o EnCPE.

Um dos objetivos da Assessoria de Ciência e Pesquisa Espírita (ACPE) da USE é esclarecer e fomentar a contribuição do adepto espírita em geral para o avanço do conhecimento espírita, sem precisar ter títulos ou diplomas formais de pesquisador. No espiritismo, o conhecimento é mais importante que o título acadêmico, assim como para Deus, o sentimento é mais importante do que a hierarquia religiosa de uma pessoa. Na matéria anterior, citamos exemplos de teses que confrades espíritas comuns (incluindo os jovens) submeteram e apresentaram para discussão nos primeiros congressos da USE, desde 1947. A ideia é retomar isso, ainda que em menor escala.

O 1o EnCPE oferecerá ao congressista da USE a oportunidade de expor um estudo próprio para os demais participantes, não importa sua idade, formação ou experiência. Como o adepto espírita em geral não conhece esse tipo de atividade, ele(a) pode estar se perguntando “como e/ou que tipo de estudo ou contribuição, eu poderia submeter e apresentar?”

As explicações completas sobre o 1o EnCPE se encontram no documento do seguinte link: https://usesp.org.br/wp-content/ uploads/2025/11/Convite-EnCPE- -USE.pdf.

Aqui, nesta matéria, pretendemos responder à questão acima com exemplos e sugestões de temas:

- História do movimento espírita da sua região. Faça uma pesquisa junto aos confrades da sua região para saber qual foi, por exemplo, o primeiro centro espírita aberto, que pessoas o abriram, etc. Se puder, registre como o movimento espírita da região foi crescendo, expondo os números atuais de adeptos e casas espíritas. Não precisa fazer a pesquisa sozinho (isto é, a pesquisa pode ter coautores), nem precisa ser um volume de informações enorme, digno de um “doutorado” JANEIRO / FEVEREIRO 2026 No 210 21 no assunto. Basta obter um mínimo dessas informações e organizá-las para apresentar em 15 minutos aos demais.

- Coerência doutrinária de livros novos ou antigos. Esse é um tema muito importante e necessário pois permite o exercício da fé raciocinada com base no estudo dos fundamentos kardequianos. Escolha um livro ou, mesmo, um capítulo de um livro que você aprecia, e analise o conteúdo comparando as afirmações com os princípios da Doutrina Espírita.

- Nova atividade do centro espírita que você dirige/participa. Descreva alguma atividade de natureza assistencial, de estudos, de engajamento de novos adeptos, etc., implantados recentemente ou que você sabe não ser comum no meio espírita. Descreva a atividade e os resultados. Essa é uma oportunidade de compartilhar boas ideias com o movimento espírita paulista.

- Estudos da Revista Espírita (RE). A RE é riquíssima em exemplos de fenômenos, estudos e análises de Kardec. Escolha um ou mais artigos ou temas da RE, leia-os e prepare um resumo para apresentar aos demais. Essa é uma forma de exercitar o estudo e se preparar para futuras contribuições ao avanço do conhecimento espírita.

- Resumos de capítulos de alguma obra de Kardec. Escolha um capítulo da obra fundamental do espiritismo com a qual mais se afiniza. Leia-o e prepare um resumo apresentando seus pontos principais, os argumentos de Kardec, suas contribuições para o entendimento de fenômenos espíritas e consequências para o aprimoramento moral das pessoas. Qualquer capítulo de qualquer livro de Kardec é bem-vindo, incluindo os de natureza moral. Filosoficamente, o que ou quem define o escopo de pesquisa de uma área de conhecimento é ela própria. O Evangelho é parte integrante do espiritismo, portanto faz parte do seu escopo de pesquisa. Os capítulos d’O evangelho segundo o espiritismo ilustram bem a importância da fé raciocinada baseada nos princípios da Doutrina, para o entendimento correto de várias das afirmações de Jesus.

- Avanços da ciência ou filosofia e o espiritismo. Muitas pessoas têm apreço por estudos que tenham fundamentação kardequiana e esclarecem temas como saúde, justiça, relações sociais, etc. Outros têm interesse em temas de ciências naturais como a física e a química, e possíveis relações com conceitos espíritas como, por exemplo, o de fluidos. Essas relações podem ser bem-vindas desde que não se baseiem em interpretações superficiais da ciência ou do espiritismo.

- Ensino de espiritismo. Assim como todas as áreas do conhecimento possuem pesquisas no tocante ao seu ensino, o espiritismo também precisa desenvolver essa área de estudo e pesquisa. Portanto, se você tem alguma experiência diferente, nova, que envolva o estudo e ensino de espiritismo para crianças, jovens e adultos, aproveite a oportunidade de compartilhar esse conhecimento e experiências com o movimento espírita paulista. Escreva sobre a sua atividade, dando exemplos didáticos, exemplos de materiais e ferramentas de ensino, métodos, etc.

Outros exemplos de temas estão sugeridos no documento do link mais acima.

Se você se sente interessado em contribuir com o conhecimento espírita, não deixe a timidez impedi-lo(a) de aproveitar essa oportunidade de apresentar um estudo próprio ao movimento espírita paulista. Mesmo se você for jovem e/ou pessoa desconhecida no meio espírita, se estiver planejando participar do congresso, considere preparar e submeter um resumo do seu estudo para o 1o EnCPE.

No próximo número, explicaremos como preparar e escrever o resumo. Não precisa ser formador de opinião para ter um resumo aceito. A análise será feita do conteúdo e não do nome do autor. Para participar basta seguir as instruções do documento.

Não há nenhum custo adicional para participar do 1o EnCPE. Os resumos aprovados formarão os anais do 1o ENCPE – USE e serão posteriormente publicados nos anais do 19o Congresso Espírita. A ACPE está à disposição para tirar dúvidas pelo do endereço acpe@usesp.org.br.

 

*Alexandre Fontes da Fonseca é da Assessoria de Pesquisa e Ciência Espírita da USE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário