domingo, 23 de abril de 2023

Resumo de pontos relevantes do Espiritismo


RESUMO

Os tópicos e comentários apresentados a seguir foram baseados no item VI - Introdução, de O Livro dos Espíritos


1) Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.

2) Como causa primária, Deus criou o Universo, o qual compreende apenas dois elementos: espiritual e material.

Aqui já destaca-se o dualismo (espírito x matéria) e que Deus não se confunde com suas obras, pois não é elemento do Todo. Afasta-se a visão panteísta, em que tudo seria parte de Deus.

3) O mundo espírita, constituído pelos seres imateriais, é o mundo que preexiste e sobrevive a tudo. O mundo material (ou mundo corporal) é secundário e poderia cessar de existir e até nunca ter existido que não alteraria a essência do mundo espírita.

Aqui reforça-se a independência do mundo invisível do mundo visível, logo, a interligação e interação existem, mas o mundo corporal é secundário. Teorias físicas, como o Big Bang, não explicam o surgimento do mundo invisível, pois esse independe do corporal.

4) O homem encarnado é composto por: a) corpo; b) alma ou ser imaterial e; c) perispírito ou laço que une a alma ao corpo.

5) O Espírito não é um ser abstrato, como já visto nos elementos gerais do Universo, e apresenta-se em diferentes classes evolutivas, desde as mais primitivas até aquela formada pelos Espíritos que já atingiram a perfeição de que são suscetíveis.

6) Para alcançar a perfeição, o Espírito deve passar por várias encarnações, na Terra e em outros mundos. A rapidez do progresso depende de seus esforços. A alma tinha a sua individualidade antes da reencarnação e a conserva após a separação do corpo. Jamais o Espírito retrograda, portanto não poderia reencarnar em corpos de animais irracionais, por exemplo.

7) Os Espíritos errantes não ocupam uma região determinada e circunscrita; estão por toda a parte.

8) Os Espíritos exercem sobre o mundo moral e sobre o mundo físico uma ação incessante. Agem sobre a matéria e sobre o pensamento, e constituem uma das forças da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos que as leis da matéria não podem explicar e o Espiritismo oferece uma explicação racional.

9) A relação dos Espíritos com os homens é constante. Os bons Espíritos nos auxiliam e motivam para o Bem e os maus nos solicitam para o Mal.

10) As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas e podem ser boas ou más.

11) Os Espíritos de manifestam espontaneamente ou por evocação. Podem-se evocar todos os Espíritos, porém eles são atraídos em razão de sua simpatia pela natureza moral do meio que os evoca.

12) A moral dos Espíritos superiores resume, como a do Cristo, na máxima “Agir para com os outros como quereríamos que os outros agissem conosco”.

13) O egoísmo, o orgulho, a sensualidade, são paixões que nos aproximam da natureza animal e nos prendem à matéria.

14) Não há faltas irremissíveis que não possam ser apagadas pela expiação. O homem encontra o meio, nas diferentes existências, que lhe permite avançar segundo o seu desejo e seus esforços, na senda do progresso e na direção da perfeição que é o seu objetivo final.


Assista o vídeo com os pontos relevantes do Espiritismo no link:

 https://youtu.be/n9BKK7vuvJw





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário