sexta-feira, 26 de maio de 2023

Inteligência artificial e conhecimento espírita

 

Inteligência artificial e conhecimento espírita

Marco Milani


Texto publicado na Revista Dirigente Espírita, ed. 195, mai/jun 2023, p. 28

 

          Tecnologias que se servem de inteligência artificial vêm ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente pela popularização de aplicativos como o ChatGPT, Midjourney, D-ID, Dall-E 2 e Tome, dentre outros.

          Todas essas ferramentas favorecem a criação de textos e imagens sobre os mais variados assuntos e com o oferecimento de conteúdos com expressivas bases de dados informacionais.

           Um desses assuntos é o Espiritismo, cujo conhecimento doutrinário pode ser abordado sob diferentes perspectivas e aplicações, desde a elaboração de textos envolvendo questões sobre os princípios e valores espíritas, personagens de sua história e até a simulação de mensagens mediúnicas.[1]

          Se, por um lado, essas tecnologias abrem excelentes oportunidades a serem exploradas, inclusive para o estudo de aspectos doutrinários e incentivo à reflexão dos temas tratados, por outro, o conteúdo disponibilizado exige muito cuidado com relação à sua veracidade, pois o grau de precisão dessas ferramentas ainda necessita de aperfeiçoamentos.

          Certamente, alguns expositores, palestrantes e articulistas se sentirão atraídos para utilizar textos e imagens fornecidas por essas ferramentas objetivando o preparo de aulas, palestras e artigos, pois as informações obtidas parecerão úteis e interessante, mas não devem ser utilizadas sem a devida análise crítica e conferência de sua autenticidade. Corre-se o risco de se divulgar informações falsas, duvidosas ou mesmo tendenciosas, pois a programação dessas ferramentas segue diretrizes formatadas por humanos e as próprias empresas alertam os seus usuários sobre eventuais imprecisões.

          Um aspecto jurídico atualmente em discussão é a questão dos direitos autorais dos textos e imagens produzidas por essas tecnologias, por isso a citação da fonte das informações permanece como elemento ético e legal importante nessas produções.

          Ressalvando-se esses procedimentos necessários sobre a integridade do conteúdo, a aplicação da inteligência artificial na disseminação do conhecimento é mais que uma simples tendência. Trata-se de um avanço nas modalidades de acesso e aplicação das informações disponíveis, mas em momento algum dispensa a atuação crítica humana.

          Para muito em breve, prevê-se uma imagem holográfica de Allan Kardec explicando o que é o Espiritismo e conversando com qualquer um que queira lhe perguntar algo sobre temas filosóficos complexos ou questões do cotidiano. Cabe ao indivíduo aplicar o que o verdadeiro Kardec e os Espíritos ensinaram: a fé raciocinada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário