quinta-feira, 10 de agosto de 2023

A autoridade por muitos ignorada

 

A autoridade por muitos ignorada

 

Marco Milani

 

Texto publicado na Revista Dirigente Espírita, ed. 196, jul/ago 2023, p.32


Na introdução de O evangelho segundo o Espiritismo, uma das obras mais lidas dentre aquelas publicadas por Allan Kardec, destaca-se um aspecto essencial do corpo teórico-doutrinário. Trata-se do método de validação das informações mediúnicas obtidas denominado Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE), o qual fundamenta a autoridade da Doutrina Espírita.

Qualquer comunicação mediúnica, individualmente, caracteriza-se apenas como uma opinião, independentemente de quem assina a mensagem ou de quem lhe serve como intermediário. O nome do médium, por sinal, era um dado secundário para Kardec, pois em inúmeras comunicações constavam apenas as respectivas iniciais. O mais importante era a análise do conteúdo da mensagem.

          Outra obra fundamental, lamentavelmente não tão estudada pelos adeptos em geral, é A gênese, cujo capítulo inicial trata do caráter da revelação espírita e destaca que a única autoridade do ensino dos Espíritos é a sua conexão com o conjunto, ou seja, reafirma-se que nenhuma informação revelada mediunicamente não passa de opinião se não for confirmada pelo CUEE.

          Exemplificando o ensino simultâneo, Kardec afirma que todas as vezes que grupos mediúnicos tentaram tratar de questões prematuras, não obtiveram mais do que respostas contraditórias e inconclusivas. Quando, ao contrário, chega o momento oportuno, o ensino se generaliza e se unifica na quase universalidade dos centros.[1]

          Sendo o CUEE o elemento central da autoridade doutrinária, nenhuma opinião de encarnado ou desencarnado, por mais interessante e respeitosa que seja, integra o corpo teórico espírita apenas por se tratar de novidade ou suposto avanço no conhecimento.

          Como filosofia espiritualista, o Espiritismo contrapõe-se à cosmovisão materialista e adota a fé raciocinada como aforismo perante a realidade objetiva. Qualquer premissa ou nova informação doutrinária deveria, condicionalmente, estar calcada na análise crítica dos fatos e, frente ao intercâmbio mediúnico, na análise do conteúdo com a prudência metodológica da diversidade das fontes.

          O zelo defronte novas ideias justifica-se para a validação e legitimação de qualquer informação e é corroborado pelos próprios desencarnados participantes da estruturação doutrinária espírita. Erasto, por exemplo, assim se posiciona:

 

(...) é melhor repelir dez verdades momentaneamente do que admitir uma só mentira, uma única teoria falsa, porque sobre essa teoria, sobre essa mentira podereis construir todo um sistema que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento erigido sobre areia movediça, ao passo que se hoje rejeitardes certas verdades, certos princípios, porque não vos são demonstrados logicamente, logo um fato brutal ou uma demonstração irrefutável virá afirmar-vos a sua autenticidade.[2]

         

          Estranhamente, o que baseia a autoridade da Doutrina Espírita parece ser ignorada por parcela significativa dos próprios adeptos, que não entenderam a relevância da universalidade do ensino. Afoitamente, opiniões contidas em comunicações mediúnicas são aceitas usando-se argumento de autoridade como único critério de validação.

Prudência e atitude crítica na aceitação de qualquer “revelação” são condições metodológicas necessárias para o exercício da fé raciocinada.

       

         



[1] KARDEC, A. A gênese, capítulo I, item 54.

[2] KARDEC, A. Epístola de Erasto aos Espíritas Lioneses. Jornal de estudos psicológicos – outubro de 1861.


Nenhum comentário:

Postar um comentário