sexta-feira, 3 de março de 2017

Teorias Científicas e Espiritismo - 18/02/17



Teorias Científicas e Espiritismo

por Alexandre Ferreira - USE Indaiatuba


Segue breve relato da prévia realizada em 18/fev, das 14:30h às 17:30h, na sede do CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, em Campinas:

1) A abertura da prévia ficou a cargo do representante da presidente da USE Intermunicipal Campinas, proferindo a prece inicial.


2) O companheiro Marco Milani iniciou a conversa apresentando o procedimento correto que deve ser seguido quando alguma "novidade' ou nova informação sobre o Espiritismo for apresentada. Um fluxograma (imagem abaixo) foi mostrado, nos dando a perfeita noção de que nada na doutrina é estanque. Tudo pode e deve ser questionado. Seguindo o fluxograma, percebemos que toda nova informação, ou fenômeno deve ser investigado e analisado por toda a comunidade espírita. Ou seja, ninguém isoladamente pode "dar testemunho" ou responder sozinho em nome do Espiritismo.
Marco utilizou-se de alguns exemplos, citando o Livro dos Espíritos e o ESE com fonte de pesquisa e análise.




3) Após a apresentação do Marco, o companheiro Jeferson Betarello mostrou a conexão entre algumas áreas no Espiritismo, pontuando a definição de Religião e Ciência. Jeferson frisou a importância do método científico que foi utilizado por Kadec durante a preparação da codificação. Disse também que todos os novos pontos a serem analisados devem seguir a mesma metodologia, referindo-se ao fluxograma mencionado pelo Marco. Terminou dizendo que todas as decisões devem ser tomadas em conjunto e qualquer "nova ideia" deve ser verificada, tanto logicamente, moralmente e cientificamente. Ou seja, cientistas devem testar a ideia seguindo métodos científicos previamente estabelecidos.

4) Por último foi realizada a apresentação do companheiro Alexandre Fonseca. Esta apresentação teve o enfoque científico. Alexandre utilizou-se de vários termos e definições que configuram a abordagem científica de análise, avaliação e aprovação (ou não) de um assunto. No final de sua apresentação ele causou bastante espanto ao afirmar que massa não é energia.


5) Foi efetuado um intervalo de 15 minutos. Durante este intervalo foram coletadas perguntas da assistência que seriam feitas aos apresentadores no próximo bloco, com duração de uma hora.


6) Ao retornarmos do intervalo as perguntas foram agrupadas por semelhança e respondidas pelos apresentadores. Um detalhe que nos chamou bastante a atenção foi que a maioria delas mostrava que o conhecimento da maioria da assistência era bastante superficial sobre o Espiritismo. Dúvidas a respeito da clonagem humana, da criogenia, etc foram levantadas.
Marco enfatizou que somente temos dois ente no universo: material e espiritual. E os dois são excludentes. Se um ser/objeto é material, ele não pode ser espiritual. Finalizou dizendo que o perispírito é material.
Todas as respostas foram baseadas nas obras básicas, que foram citadas nominalmente durante a resposta.

Para o encerramento, Marco Milani fez os agradecimentos e solicitou para que a representante da casa anfitriã proferisse a prece final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário