terça-feira, 12 de novembro de 2013

O puritanismo impertinente de alguns palestrantes no movimento espírita


Marco Milani

Espera-se que palestrantes espíritas estejam comprometidos com a exposição dos princípios e valores do Espiritismo e não com ideias pessoais sem a devida fundamentação doutrinária. Mas assim como em qualquer atividade, encontramos indivíduos que desempenham a sua função de maneira mais (ou menos) adequada do que outros.

A qualidade da exposição espírita está diretamente relacionada ao embasamento teórico-doutrinário e aos aspectos de oratória demonstrados pelo palestrante. O ideal, portanto, seria a união em alto nível desses dois elementos: conteúdo e forma. Obviamente, as características de cada pessoa, como conhecimento sobre os temas, influências culturais, educação formal, postura, linguagem, desinteresse por autopromoção etc., são naturalmente diferentes e por isso cada expositor tem o seu próprio estilo e motivos para atuar como palestrante. O objetivo, porém, deveria ser um só: contribuir para o aprimoramento moral e intelectual dos ouvintes por meio da divulgação doutrinária.

Considerando que o palestrante não é um ser perfeito, ele está sujeito a cometer falhas como qualquer um, mas sob a perspectiva do público, o palestrante é um legítimo representante do Espiritismo. Principalmente para o público neófito, o que o palestrante disser espelhará a própria Doutrina dos Espíritos, por isso a responsabilidade expositiva é muito grande. Nesse sentido, quanto mais o expositor se ativer aos princípios e valores espíritas, menos sujeito a erros ele estará. O problema é que, às vezes, ele acrescenta na palestra suas opiniões, frustrações e até preconceitos.

Assim ocorreu, recentemente, com uma palestrante ao se dirigir a um público formado por jovens espíritas para explorar o tema “sexualidade”. A palestrante se autodenominava uma profissional da área de saúde e, em sua apresentação, condenou determinada prática sexual pois, segundo ela, não era natural, mas brutal e humilhante e, além disso, simbolizava a opressão masculina sobre as mulheres. Em seu discurso, a palestrante afirmou ter provas científicas sobre suas afirmações relacionadas aos malefícios da prática, apesar de não ter apresentado nenhuma pesquisa formal. Uma vez que a palestra foi gravada e disponibilizada na internet, vários comentários criticando tecnicamente a expositora surgiram com questionamentos sobre a competência da moça para expor o assunto. Independentemente da boa intenção da palestrante em defender suas posições pessoais, essa situação permite outro questionamento: até que ponto a opinião da palestrante se assemelharia mais a uma manifestação puritana e, ainda, condenar práticas sexuais sob a bandeira moralista seria pertinente em uma palestra espírita? É adequado transformar a oportunidade de se dirigir a um público que esperava ouvir algo fundamentado no Espiritismo em palanque para a exposição de opiniões? Provavelmente muitos jovens que assistiram a referida palestra devem ter achado que o Espiritismo "condena" tal prática. Ora, o Espiritismo não se assemelha a religiões moralistas que condenam e tentam formatar a conduta dos adeptos pelo medo ou imposições, pois valoriza o livre-arbítrio e a responsabilidade sobre os próprios atos.

Doutrinariamente, somos incentivados a respeitar o próximo e a nós mesmos. O respeito às escolhas do próximo sem querer impor condutas particulares é uma orientação clara presente nos ensinamentos espíritas.
Seguindo o exemplo da palestrante mencionada, talvez alguns outros expositores se sintam muito à vontade para também expressar suas opiniões sobre outras práticas sexuais que não foram comentadas, posicionando-se contra ou a favor delas. É isso que esperamos encontrar em palestras espíritas?

O problema não é saber falar bem e com desenvoltura, mas saber construir a palestra em bases teóricas sólidas para libertar consciências dos grilhões da ignorância e incentivar a evolução do ser. 

96 comentários:

  1. A única imprecisão do seu texto é associar a postura da psicóloga Anete Guimarães ao feminismo. Ainda que ela se reivindique feminista (não sei se é o caso) a postura desse movimento é libertária, ou seja, não condena a priori nenhuma prática sexual. Na verdade, as feministas têm se aliado à luta contra a homofobia, portanto, seria um contrassenso condenar o sexo anal pela ótica do feminismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano. Grato pelo comentário.
      Certamente o movimento feminista é libertário. A palestrante utilizou, entretanto, elementos feministas para condenar uma prática que, segundo ela, era brutal, humilhante e submetia as mulheres ao sadismo masculino. Na visão dela, toda publicação que ofereça às mulheres informações para se explorar esse ato é um absurdo... Isso contradiz a própria proposta feminista de incentivar a liberdade de se escolher a prática que bem entender, inclusive aquela que a palestrante condenou. Assim, ela usou um pseudodiscurso feminista recheado de vocabulário técnico para angariar credibilidade e demonstrar "conhecimento de causa" para expressar as próprias opiniões em uma palestra espírita. O texto critica a impertinência dessa situação. Abs

      Excluir
    2. Não encontrei em nenhum lugar por pesquisei, algo que provasse que sra Anete fosse psicóloga. Não existe regristro em nenhum lugar. Aqui em Fortaleza Ceará existe um rapaz de formação duvidosa em sociologia que também se afirmava psicólogo. Não se encontrou nunca nenhum registro dele em lugar algum comprovando sua formação na área.

      Excluir
    3. Discordo da afirmação de que o feminismo é libertário. No geral fala para as mulheres, mas NÃO COM as mulheres. Idealistas feministas decidem o que as mulheres devem pensar, o que fazer, o que escolher e usualmente não admitem serem contrariadas.

      Excluir
    4. O feminismo não diz às mulheres o que pensar. O feminismo diz que as mulheres devem pensar o que elas quiserem pensar, seja lá o que for. Já ouvi espírita (homem) dizer em reunião de estudos que o feminismo veio pra tirar a mulher da cozinha, que era o lugar dela. Sou mulher, sou feminista, e não concordo de jeito nenhum com a sua visão, que desacredita o movimento feminista. O feminismo sim, é libertário. Mas para as mulheres. Talvez por isso você não entenda o movimento.

      Excluir
  2. Sempre gostei do trabalho da Anette (e ainda gosto) e assisti essa palestra e sinceramente fiquei decepcionado com a exposição desse assunto por ela, não deveu em nada aos pastores evangélicos, tanto é que esse vídeo dela abordando o assunto de sexo anal foi compartilhado por vários evangélicos. e concordo com o texto para uma pessoa desavisada sobre a doutrina, terá nessa palestra a confirmação de que o espiritismo abomina o sexo anal, e que ele humilha mulher(coisa que nós homens sabemos que não é bem assim), resumindo foi uma palestra tendenciosa, puritana e moralista sim.

    ResponderExcluir
  3. Discordo, adorei a palestra da Anete sobre sexo anal, foi muito explicativa.
    Eu já fiz sexo anal e falo a mesma coisa que ela, o sexo anal só trás dor e a dor em certos casos trás bem estar, hoje eu prefiro fazer cortes em meus braços do que fazer sexo anal.
    Se vocês lessem sobre auto flagelo iriam entender e muito como funciona a dor.
    O erro das pessoas só porque ela se intitula espírita as outras pessoas que não estudam e nem procuram saber do tema abordado, já procuram rotular o espiritismo como puritano. Só que não é bem assim não, conforme você vai estudando e se enteirando sobre o assunto você irá entendendo melhor e deixando de pratica-lo com isso que muitas pessoas que estão em desalinho com as normas do Cristo deixam de pratica-lo.
    Devemos estudar e procurar nossas resposta e não procurar pessoas que estão na mesma faixa vibracional para nos manter no mesmo erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Grato por seus comentários.
      A questão central do texto não é o incentivo ou a condenção de alguma prática sexual, mas a impertinência de uma palestrante usar um evento espírita para expressar opiniões e preferências pessoais como se fossem orientações doutrinárias. Cabe, a cada um, a liberdade e a responsabilidade para decidir sobre o que lhe convém ou não, porém a tribuna espírita é, em essência, espaço privilegiado para a divulgação dos princípios e valores espíritas (por isso o nome de palestrante espírita) e não para expressar ideias e visões particulares de mundo sem embasamento doutrinário e de fundamentação duvidosa. Abs.

      Excluir
    2. A senhora Anette é uma boa oradora, tão boa quanto a de muitos líderes enganadores, políticos e religiosos, vendedores de promessas, etc..E quanto a algumas exposições da "doutora" trata-se de uma farsa descarada ao evocar seus pseudos-estudos clínicos, publicados em lugar nenhum e para os quais não há equivalente na literatura médica. Agora, quanto a sua experiência, que você expõe, está evidente que não lhe foi nada aprazível, o que lhe dá todo o direito de reprovar tal ato dentro da sua conduta íntima. Portanto, não significa que você tenha qualquer respaldo para generalizações. Imagine se as mulheres antes virgens que sofreram uma experiência vaginal pautada na violência do estupro ou na brutalidade dos seus parceiros com dores físicas e morais alucinantes tomassem a mesma posição hostil ao sexo dito tradicional! Há homens e mulheres que praticam o sexo anal por livre vontade e até o preferem!

      Excluir
  4. Discordo novamente, ela por ser médica ela falou como médica, ela mostrou a verdade que muitos preferem não ver ou escultar, pois é mais viável você só escultar o que quer do que escultar algo que te vai fazer refletir e mudar sua postura diante aquela coisa. De fato como eu já estudei sobre auto flagelo e eu já fiz sexo anal e eu comparo sexo anal como um auto flagelo, pois só lhe traz dor, a não ser quando você pratica ele com uma raiva tremenda daí sim traz prazer como traz prazer fazer cortes quando se está brava, no meu caso já senti tanto como no auto flagelo, tanto como no sexo anal essas diferenciações de sentidos, no homem causa a mesma coisa, só que o homem tem mais prazer pois o pênis pressiona a próstata por isso que acontece a ereção. Daí depois de ler e estudar isso você passa a entender o porque que tantas pessoas se mutilam com percingis em diferentes regiões do corpo e até se penduram por eles. Antes de fazer sexo anal com meu namorado eu perguntei a ele o porque que ele estava tanto a fim de fazer com ele e ele me falou que só era mais um lugar para ele ter prazer pois o que diferenciava o anus da minha vagina era ele ser mais apertadinho do que a mesma pelo esfíncter. Eu penso como ela, fazer sexo anal é o mesmo que sodomizar ambos o sexo, se fosse para fazer sexo pelo o anus o nosso corpo deveria ter uma outra anatomia. O que acontece que a maioria faz determinadas coisas e não querem ser corrigidos depois, se você entendesse e não quisesse apenas aguariar mais pessoas que pensem como você para que pudesse ter uma falsa impressão de que você está certo em tudo que você escreveu você entenderia as consequência que o sexo desregrado traz, vou colocar aqui um link sobre homossexualidade que fala sobre esse assunto e o que acarretamos a nós mesmo e para o nosso semelhante também. Ela falou mais como médica e cientista ela explicou certinho o que acontece realmente. Só não compreende aquele que não está maduro o suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, há dois aspectos que sugiro você rever no texto em questão que podem ajudá-la a compreender o conteúdo: 1º) O texto critica o uso indevido da tribuna espírita para a expressão de opiniões particulares sem qualquer fundamentação doutrinária. 2º) O Espiritismo liberta consciências e valoriza a liberdade com responsabilidade, sem qualquer postura moralista piegas. Nesse sentido, não cabe a nenhum palestrante divulgar suas próprias preferências e traumas como se fossem valores do Espirtismo para iludir e influenciar o público. Especificamente sobre a palestante mencionada, o fato dela relatar que assistiu aulas de fisiologia ou qualquer coisa que o valha há décadas não a caracteriza como médica. Você sabe se ela tem registro no CRM? Qual é a especialidade dela? Ela tem reconhecimento dos pares, profissionais de saúde? Parece que não e nem pesquisadora deve ser pois não tem Curriculum Lattes... De qualquer forma, a mensagem principal do texto não é uma crítica à pessoa, mas à impertinência do conteúdo apresentado. Se essa discussão que ela trouxe fosse algo útil à tribuna espírita, então poderíamos agendar inúmeras palestras para se discutir os benefícios e malefícios (ou se são "brutais e humilhantes") cada posição do Kama Sutra... Seria pertinente? Acho que não. :-)

      Excluir
    2. Camila, ela não é médica, é psicóloga. Segundo, a penetração ocorre no reto, não no intestino como ela havia dito. São tecidos muito diferentes.

      Excluir
    3. Camila, me diga que diferença vai fazer na sua modificação moral se vc gosta de fazer sexo anal ou não? que diferença vai fazer na sua modificação moral se a pessoa que é homossexual faz sexo anal ou não? O espiritismo vêm com intuito de ser uma base para a modificação moral do espirito, e não na material, ele não vêm para dizer faça isso, faça aquilo, ele deixa na consciência e livre arbitrio de cada um, ele não julga, nem condena. O que têm haver fazer sexo anal com a modificação do espirito? E viciação na área sexual é quando a pessoa não consegue fazer, pensar em outra coisa que não seja sexo, isso independe do gênero sexual heterossexual ou homossexual, e viciação é totalmente diferente da preferência do que se fazer no ato sexual. Como deixei em outro comentário abaixo, quando vc desencarnar ninguém irá perguntar se vc gostava ou não de sexo oral, anal, vaginal, ou de cortar o braço, mas sim o que vc fez para se melhorar como pessoa, o seu amor pelo próximo cresceu? qual virtude vc conseguiu começar a construir? Qual beneficio vc fez para o seu próximo? Vc trabalhou em favor somente de si mesma? é nesse sentido que o espiritismo vêm, para trazer discussões pertinentes a modificação do espirito e não se intrometer nas preferências sexuais de cada um.

      Excluir
    4. Nossa até tinha esquecido que eu comentei aqui, muito tempo.
      Vamos lá.
      Doutora anete é médica sim.
      No vídeo ela mostra os malefícios que trazem o sexo anal, mostra que a vagina é mais propicia a penetração do que o ânus, no ano há cerca de 200 milhões de bactérias, que podem a vir provocar infecção, tanto em homens do que em mulheres. Eu quando eu fiz por curiosidade com um ex-namorado, eu acabei pegando uma infecção urinária motivada por uma bactéria presente no meu ãnus.
      Agora fica no critério e entendimento de cada um, no vídeo ela não fala que não se pode fazer, só que cada qual deturpa como achar mais conveniente pra si.
      O Espiritismo não condena nada, apenas na medida onde você vai estudando você mesmo acaba se policiando e deixando de fazer coisas que vão te machucar mais pra frente.
      O espirito não tem sexo, mas quando encarnado ele tem e conforme as más inclinações dele ele acaba sendo vampirizado por outros espíritos e assim fazendo ponte para declínio moral de outros.
      Por causa disso devemos nos vigiar, no que falamos, como pensamos, com quem falamos e andamos e o que fazemos entre quatro paredes, pois dependendo, pois dependendo do grau de pensamento convidamos alguns para conosco também.

      Excluir
    5. Sou Espirita, Palestrante e sou Psicologa. A psicologia tradicional ( nao espirita) é Laica e nao tem nenhum interesse em buscar a "verdade" atráves ou pelas religioes. Anete nunca definiu sua formação, em algumas palestras no yuotube dá a entender que é medica, outras vezes psicologa. Pode revirar a internet e nao se acha um só registro de sua formação nem medica nem psicologa. Nem registros em Conselhos...sendo honesta nao acredito nessas " formações" e Anete se mostra no campo do delirio em muitas palestras, fala de muita coisa sem provas cientificas nenhuma. Delirios misticos e megalomaniacos. A doutrina Espirita é Maior que um apanhado de crenças pessoais, fantasias e eloquencia...uma pena que ainda se acha espaço na Doutrina para tais premissas! Que a verdade do Cristo nos liberte!

      Excluir
    6. Sou Espirita, Palestrante e sou Psicologa. A psicologia tradicional ( nao espirita) é Laica e nao tem nenhum interesse em buscar a "verdade" atráves ou pelas religioes. Anete nunca definiu sua formação, em algumas palestras no yuotube dá a entender que é medica, outras vezes psicologa. Pode revirar a internet e nao se acha um só registro de sua formação nem medica nem psicologa. Nem registros em Conselhos...sendo honesta nao acredito nessas " formações" e Anete se mostra no campo do delirio em muitas palestras, fala de muita coisa sem provas cientificas nenhuma. Delirios misticos e megalomaniacos. A doutrina Espirita é Maior que um apanhado de crenças pessoais, fantasias e eloquencia...uma pena que ainda se acha espaço na Doutrina para tais premissas! Que a verdade do Cristo nos liberte!

      Excluir
    7. Olá Camila,
      Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  5. E bota impertinente nisto! Com certeza o tema dessa palestra não tem nada a ver com o espiritismo. Concordo totalmente com o artigo. Deve ser algum recalque da palestrante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos. Grato pelo envio dos comentários.
      Assim como qualquer um, a palestrante está sujeita a falhas e isso não implica, necessariamente, em "recalque". O que importa não é a especulação sobre os motivos que a levaram a expressar a opinião, traumas ou incômodos que ele possa ter sobre o assunto, mas sobre a impertinência dela fazer isso em uma palestra espírita. Abs

      Excluir
  6. Excelente análise crítica.
    Concordo integralmente.
    Paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de contribuir com o edificante debate, haja vista o equívoco acerca da formação profissional da Dra. Anete, pois apesar da mesma não fazer questão de ostentar, ela é de fato Médica, sugiro assistirem o seguinte vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=KhYKOmhvw7E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vídeo privado. Não dá para assistir. Eu sempre assisti essa palestrante mas estou com minhas dúvidas quanto as formações e procedências de algumas citações. Não acho nada disso na internet nem em canto algum

      Excluir
  8. Olha aonde chegamos malefícios do sexo anal e etc... A proposta do espiritismo é promover a mudança moral do espirito, não é debater, expor, malefícios e benéficos do sexo anal ou não, até pq isso é particular da vida de cada um, se a pessoa gosta de fazer que faça, que diferença isso vai trazer para a modificação moral? Diferente de você debater quais os prejuízos da viciação nessa área, e não o que da mais prazer, dor, e falar faça ou não isso ou aquilo. Alias quando desencarnar ninguém vai perguntar das suas preferências sexuais, se vc foi heterossexual ou homossexual, o que irá contar são os benefícios que a pessoa trouxe para o seu coletivo e para ela mesma. O ser humano se perde em pensamentos materiais. Não estou de forma alguma condenando tais tipos de exposição, mas, fazendo uma reflexão do que realmente vale a pena na construção do espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Se eu estivesse lá perguntaria na hora isso mesmo. Se essa expositora sabia onde estava e qual é a proposta do espiritismo.

      Excluir
    2. A partir do momento em que estamos encarnados para progredir,temos que nos preocupar também com problemas materiais. São eles que nos emperram no caminho em direção à Luz. Negar o bom senso é mais fácil do que pensar.

      Excluir
  9. Essa Anete NÃO é médica NEM cientista, por isso fala tanta besteira. Alguém sabe onde a faculdade onde ela se formou? Alguém já leu algum trabalho científico dela? Não, né... por que será? Cuidado com a fraude. Hoje em dia é só dizer que fez isso e aquilo e as pessoas acreditam sem confimar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa entrevista https://www.youtube.com/watch?v=KhYKOmhvw7E
      ela é chamada de médica e não faz nenhuma objeção

      Excluir
    2. O que, na verdade, é um agravante para a situação. O fato é que ela não possui Currículo Lattes (portanto não está veiculada como pesquisadora em nenhuma universidade brasileira), não tem citação no Google Acadêmico, não tem registro no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, onde ela mora, e nem de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais etc., etc. Não tem. A pessoa não pode ser formada em medicina e não ter registro. E nem em psicologia, tem que ter o registro em algum Conselho Regional de Psicologia. Portanto, ela não é médica nem psicóloga. Qualquer um pode se deixar levar pelo ego e pela bajulação, mas alguém tem que dar um toque na Anete Guimarães porque esse tipo de coisa acaba depondo contra o espiritismo.

      Excluir
  10. Lendo os comentários, fica claro que o TEMA da palestra marcou o egocentrismo da Anete, pois de Doutrina Espírita nem um cisco.
    Abs, Nilza Garcia

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por me lembrar desse "pequeno" detalhe!!!

    ResponderExcluir
  12. Gente quem disse que essa senhora é Psicóloga ou médica? Consultem o site do CRP http://www.crprj.org.br/psis-cadastrados/ e não vão encontrar o nome da mesma lá. Façam o mesmo no site do CRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu e alguns amigos espiritas incomodados com muitas falas dela em palestras que coloca no mesmo tema: Espiritismo, Psicologia e Medicina juntos para garantir veracidade a suas falas, fomos buscar nos conselhos de Medicina, De Psicologia ( sou psicologa e faço parte dos Conselhos) e na internet toda essa comprovação. Ela nao existe! e em muitas palestras Anete faz entender, que é medica e psicologa. Na palestra de como acontece a reencarnação ela fala de forma rapida e com gesto de cabeça estranho para dar a entender que é medica neuro e psicologa. Fiz tambem as contas da idade dela e do dia que ela deu essa palestra que afirma ser medica e psicologa. Bem ele precisaria ter começado a estudar bemmmmm adolescente. Perguntas pragmaticas: nao fez cursinho e ja foi pra medicina? e saiu da medicina e no mesmo ano ja entrou na psicologia? somando o ensino medio ela teria que ter começado a estudar muito precocemente...mais muito mesmo...todos nos temos curricilo lattes. E uma profissional vaidosa como ela se mostra em suas palestras, nao tem? e com tamanha formação? fez a formações com que objetivo? nao trabalha em nenhuma delas? ela enfatiza que ministra aulas, encontramos apenas aula de metodologia do trabalho cientifico. Ok! Medica e psicologa e as Universidades dão a ela somente uma materia e com peso relativamente leve perto do que poderia oferecer em sala? estranho...

      Excluir
    2. Olá Eleandra,
      Concordo contigo!!!
      Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  13. Consulte o nome dessa Senhora no site do CRP e verão que ela NÃO É PSICÓLOGA. http://www.crprj.org.br/psis-cadastrados/

    ResponderExcluir
  14. Afinal, quem é Anete Guimarães? Tenho assistido diversas palestras e até então estava satisfeita com os assuntos discutidos pela palestra te. E então quem é Anete Guimarães?!

    ResponderExcluir
  15. O debate prossegue com posições divergentes sobre a conduta da palestrante. E afinal, o sexo anal, oral, no suvaco, na orelha sei lá... compromete ou não a evolução moral de um casal que se ama e sente muito prazer nestas práticas de natureza tão íntima e pessoal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, Sivaldo Vasconcelos, recomendo assistir a explanação de Alberto Almeida sobre o assunto. Acho que irá lhe agradar: https://www.youtube.com/watch?v=QIMXQkJ0pqE

      Excluir
  16. Vamos falar de espiritismo, ou de natureza espiritual. A palestrante falou do que conhece, poia a mesma é médica, no entanto faço a seguinte pergunta: Não estaria o individuo mais próximo do espiritual se o mesmo afastar-se do carnal, do perecível, do mundano? E olha que eu nem espírita sou! Na minha pobre visão, percebo que todos que acharam a palestrante médica inconveniente, são os mesmos que praticam o ato sexual referido, e não querem repensar a prática escondendo-se atrás da pressuposta crítica moralista. A proposta do espiritismo de Allan Kardec, não é a elevação espiritual do ser? Em todas as culturas as quais eu estudei e suas religiões, denotam o conflito entre espiritual e material, e para um se sobressair deverá suprimir o outro. Vocês deveriam dar um pouco mais de crédito á palestrante, que inclusive é do mesmo barco que vocês, nascida em berço espírita, mas vou parar por aqui pois o ser humano no final das contas acabará fazendo e buscando o que gosta independente do custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Anete Guimarães não é médica e sim professora e pesquisadora. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  17. O fato do senhor ter livre arbítrio e responsabilidade dos seus atos, não significa que os estudos não procedem. Uma coisa é eu ser livre pra dizer sim ou não pra uma prática, outra coisa é eu afirmar que essa prática é legítima e todos são livres para tal, sem herdar as consequências do ato praticado.

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante todas as diversas considerações. Cada um colaborando de um modo particular, se apoiando em si mesmo ou até em grupos. Mas, me veio uma questão.
    Pelo prisma espírita (ou científico, ou filosófico, ou espiritual, tanto faz, uma vez que estes são as bases do espiritismo e se interpenetram para compreenderem-se entre si e a todas as coisas), esperar-se (expectativa subjetiva) dos palestrantes espíritas uma “postura espírita” conforme a compreensão subjetivada do que seria “postura espírita” já não seria uma prerrogativa de que o modelo e guia é o sujeito que expecta, e não Jesus conforme afirmação constante em toda a codificação de Allan Kardec ? E Se de algum modo algo que foge à minha capacidade de percepção e compreensão alguém vislumbrar esta minha questão como não pertinente ou mesmo incoerente, o axioma de que negar nada prova, torna esta questão por si só irrefutável, fazendo de toda e qualquer resposta mera argumentação, ainda que em nome de supostos fatos ou fatos subjetivos ? Se um apenas sim e/ou não fosse a resposta de mais longo alcance, a consequência disso seria apenas uma tentativa de desquestionar e de não responder?
    Se Jesus exemplificou o que falou, toda fala em nome de Jesus, sem exemplo, já não poderia ser tomada como anti-crística, portanto, toda fala não provinda expressamente e unicamente de Jesus, por si só não tem qualquer valor imperativo para os ditos cristãos apenas valor relativo exclusivamente à quem atribui o valor ?
    Meus amados irmãos, muita paz à todos!!!

    ResponderExcluir
  19. O médico Alberto Almeida comenta com muita propriedade o assunto.
    https://youtu.be/QIMXQkJ0pqE

    ResponderExcluir
  20. Não sei verdadeiramente quem é a Anete Guimarães, se exagera, se delira coforme comentários aqui postados, não sei se o que ela falou sobre sexo anal tem bases científicas, o que a lógica me mostra através do estudo das funções do corpo humano é que o ânus se destina a expelir "fezes", é porta de SAIDA e não de ENTRADA, tudo na criação divina tem uma função específica e mesmo que existam muitas pessoas que adquiriram esse vício nada higienico e saudável, não se pode dizer que é normal sexo anal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dona Leda, pênis também é porta de saída de urina, mas nem por isso deixa de ser órgão genital... O grande problema é que NÃO TEMOS EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A SEXUALIDADE, ou seja, COMO devemos praticar o sexo de maneira respeitosa e prazerosa para as partes envolvidas. Pais podem ter vergonha de falar disso, podem ter medo de que os filhos ouçam e saiam praticando por aí (como se precisassem...) e aí as únicas "aulas" de sexualidade disponíveis são os filmes pornôs... E não foram pensados para servirem de material didático.

      Excluir
  21. Também tenho assistido as palestras de Anete Guimarães e concordo que é muito estranho não ter informações sobre ela. Em geral os palestrantes como Alberto Almeida e Haroldo Dutra são bem conhecidos profissionalmente e isso dá credibilidade.

    Pessoalmente concordo com ela e acho que foi corajosa em tocar nesse assunto expondo sua opinião, e isso não tem nada a ver com espiritismo, é uma postura de vida. E, se é uma opinião,e de opiniões o mundo está cheio, podemos seguir ou não, assistir as palestras dela ou não. Enfim, somos livres.

    Na dúvida, fico com Emmanuel, que tem credibilidade de sobra para falar, no livro vida e sexo:

    "Não proibição, mas educação.

    Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.

    Não indisciplina, mas controle.

    Não impulso livre, mas responsabilidade.

    Fora disso, é teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprender com a experiência."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  22. Acho que as pessoas não entenderam a questão principal do texto, que é muito mais séria que apenas uma simples discussão a respeito de preferências sexuais.
    Aquele que busca por informações, por crescimento espiritual e autoconhecimento encontra na internet uma variedade imensa de textos, livros e palestras. Numa dessas buscas, encontrei muitas palestras da Sra. Anete Guimarães. Comecei a assisti-las, mas algo não estava ornando. A forma de falar, o vocabulário utilizado, um certo ar de arrogância, assim como a explicação surreal para algumas questões psicológicas me fizeram buscar por informações sobre ela. E foi então que encontrei este Post.
    Marco Milani alerta apenas para o perigo de oradores espíritas expondo opiniões próprias em nome do Espiritismo. E usou como exemplo o caso da palestra da Sra. Anete Guimarães.
    Deveríamos discutir aqui sobre a quantidade de palestrantes que atualmente fazem isso; sobre que questões eles estão levantando; como identificar numa palestra quando o orador sorrateiramente emite sua opinião e como não cair na armadilha de concordar sem questionar o que está sendo exposto.
    Qualquer outro motivo de discussão é pura perda de tempo, porque opiniões são apenas opiniões e não constituem a verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carol. Você identificou a real proposta do texto. Infelizmente, muitos se deixam levar pela forma e não conseguem perceber o conteúdo.

      Excluir
    2. Concordo contigo Carol!
      Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  23. Parabéns por escrever algo com tanta coerência...

    ResponderExcluir
  24. A Doutrina Espírita, disse Kardec no Livro A Gênese, acompanha a evolução dos tempos.De Kardec para cá ja muitas coisas foram reveladas sobre asexualidade, Tanto revelando a sublimidade do sexo como revelando as cobsequencias dolorosas daqueles que fazem umusa equivocado das funçõesgenésicas. Procuremos as obras psicografads por chico xavier e Divaldo Franco, pelos Espititos André luiz e Manoel filomeno de Miranda. Por exemplo: André luiz nos revela no Livro Os Mensageiros as consequencias dolorosas de um homem que ao ficar viúvo se casou com uma mulher de comportamento sexual mais liberal, o levando a práticas sexuais pervertidas o levando a um grande fracsso espiritual. No livro Nosso Lar nos é revelado o estado de loucura que chegam às cãmars de retificação alguns espiritos que usaram o sexo de forma equivocada,Nos livros de Divaldo Franco Temos inúmeras revelações sobre quedas sexuais.O Espiritismo não usa de dógmasmas sim de observaçõesbaseadas no bom senso e na razão asim como os exemplos apresentados pelos Espiritios.O Trabalhador Espírita não deve ter medo de revelar uma verdade por causa da possivel crítica daqueles que não querem mudar a sua conduta, por relutarem em vencer o "Homem Velho" e incorpora na sua vida o "Homem Novo". Parabens a Anete Guimarães por não ter medo de falar a verdade.A palestrante Espírita Anete Guimarães no início do Seminário Sobre sexualidade, anunciou que na primeira parte iria abordar a visão científica do tema, só depois na segunda parate é que ela iria abordar o tema na visão dos Espíritos em suas menságens sobre esse tema.A sua abordágem sobre a fisiologia do sexo anal faz parte justamente das decobertas científicas sobre essa prática sexual usada por alguns homens e mulheres. O fato de os homossexuais se verem privados de uma vagina para ter relações sexuais usam o anus como orgão sexual,faz com que esta seja uma prática típica dos homosexuais masculinos, mas de nenhuma maneira o discurso da Anete Guimarãs carrega algum teor homofóbico, assim a ciencia é homofóbica; a natureza é homofóbica. A homofobia é algo muito diferente e deve ser combatido, pois as pessoas que passam pelo conflito da homossexualidade meressem o nosso respeito, carinho e compreensão, pois não é facil para eles não conseguirem se adaptar ao genero sexual em que nasceram, mas sim ao genero oposto, criando uma condição psíquica contraditória ente a sua anatomia sexual e a identidade sexual do seu psiquismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, escrevo aqui sobre a matéria do Dr. Daniel Branco.Como cidadãos devemos buscar a verdade. Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. A teoria da Anete tratasse mais de um estudo de opinião pessoal, não há de fato nenhum embasamento científico comprovado no que ela afirma com tanta propriedade. No Google Acadêmico, local de pesquisa de pesquisas e artigos científicos, não há nada que comprove o que ela apresenta. Que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. Abraço Fraterno!

      Excluir
  25. No início do seminário ela deixou claro que a palestra não era espírita, que iria falar sob o olhar da medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resta saber onde ela conseguiu autoridade pra falar sob o olhar da medicina sendo que ela não é médica, não é psicóloga e pelo jeito nem tem formação nenhuma.

      Excluir
  26. Oni, há mais de uma afirmação infundada que a palestrante fez, a qual se faz passar por profissional ou pesquisadora da área de saúde mas não possui qualquer registro formal nesse sentido, porém basta uma para refutá-la: na literatura médica não há qualquer evidência de que uma das causas da endocardite bacteriana seja a prática sexual. Apenas isso bastaria para contestar o conteúdo sob o critério técnico. Mas o artigo não se refere a isso. É a impertinência de se usar a tribuna espírita para tratar de um assunto que não é doutrinário.

    ResponderExcluir
  27. Roberto, no vídeo que circula na internet, em momento algum ela faz esse comentário de que a palestra não seria espírita (como, de fato, não foi). Mas mesmo que houvesse dito, se o evento é espírita, espera-se que o conteúdo discutido também o seja e esse foi o problema ocorrido.

    ResponderExcluir
  28. Alguém ai falou sobre umas tais "verdades" a cerca da sexualidade e comportamentos sexuais ditas por espiritos e psicografados por mediuns famosos. É IMPRESSIONANTE como no Brasil qualquer doutrina vira religião dogmática. NADA PODE SER REFUTADO PORQUE DIVALDO FRANCO DISSE/PSICOGRAFOU OU CHICO XAVIER ou quem quer que queiram utilizar como bode expiatório pra enfiar goela abaixo as tais "verdades"; disse ou escreveu. As pessoas esquecem que os espiritos são seres como nós, desprovidos de carne apenas, portanto são passíveis ao erro e NÃO DETÉM A VERDADE. Podem ser sábios e detentores de mais conhecimento, mas isso não quer dizer que detenham a "verdade". Aliás eu tenho muito medo dessa palavra, ela é tão redutora e castradora. É por ostentar "verdades" que muita gente estagna na vida e não evolui. Há alguns videos aqui no youtube de um orador chamado Morel Felipe Wilkon, pessoa muito inteligente em minha opinião, estudiosa da doutrina e muito critica. Gosto bastante de suas colocações (todas devidamente embasadas na literatura kardequiana, ou menos na biblia). Ele coloca uma coisa muito interessante, que coincidentemente um medium o qual eu admiro bastante, Fernando Ben, também coloca em suas falas quando psicografa ou dá entrevistas. A nossa consciência é o nossa guia. O tal Umbral (kardec deve se contorcer na outra vida até hj quando vê que no Brasil inventaram um inferno espirita nas costas dele kkkk) é nada menos que um estado de consciencia. E a nossa consciencia é quem irá advogar por nos no fim das contas. Se uma pessoa que praticou sexo anal a vida inteira, morrer sem culpa ou remorso por isso, a vida espiritual dela vai seguir tranquilamente. Já se isso era um fardo ou peso pro seu espirito, sem dúvidas o tormento vai acompanhalo, nossas consciências permancem intactas no desenlace. Eu realmente acho que as pessoas devem ler mais kardec. Absolutamente acho. Não tenho nada contra o Emmanuel, o André Luiz, o querido chico (do divaldo eu tenho, vi ele falando barbaridades das entidades que se apresentam na umbanda, ignorancia pura), mas eu acho que os espiritas brasileiros tão se perdendo no caminho proposto pelo espiritismo kardequiano; da duvida, do questionamento, do embasamento, da técnica. E quanto a essa Anete ai, é uma embusteira de primeira. Arrogante e cheia de opinião. Querida se vc quiser criar a sua propria doutrina espiritual fica a vontade mas não vem bagunçar um trabalho de uma vida que foi a do Kardec não, tá? Sai pra lá com essas suas teorias pseudocientificas e medicas (hoje sabe-se que a endocardite precisa de tb uma predisposição, genetica ou não - até uma protese cardiaca por exemplo - para se desenvolver) e vai logo correr atrás do seu CRM ou CRP gata que falsa identidade é crime kkkkk

    Texto coerente e condizente com a DOUTRINA ESPIRITA. Se os espirigélicos puritanos utra conservadores se doeram, eles que reinvindiquem um outro espiritismo, bem longe do que nos deixou kardec! (deixando claro que eu não sexo anal, gosto pessoal kkkk)

    ResponderExcluir
  29. Dispensável falar sobre suas preferências sexuais.
    Isso não é Kardec e sim livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  30. boa tarde! ALGUEM!!! conseguiu provar ou não a formação academica da Sra. Anete??? o conhecimento cientifico dela, se nao foi adquirido de forma academica? demonstra uma capacidade autodidata muito forte na area das ciencias biologicas.

    ResponderExcluir
  31. Esse assunto é Doutrinário sim, procure ler e estudar o Espiritismo e verá essa realidade. Leia o livro sexo e obsessão do médium Divaldo Franco; leia Os mensageiros de Andre luiz-Chico Xavier,Leia O Sexo alem da Morte de Raniere, Leia SEXO E CONSCIENCIA de Divaldo Franco, e tantos outros. A sexualidade tem muito a ver com a espiritualidade, pois a energia sexual é a mesma energia psiquica da mediunidade, só que em estado vibratório diferente. Vamos estudar o Espiritismo.

    ResponderExcluir
  32. É necessário avaliar se uma mensagem trasida por um ESpirito seja opinião pessoal ou uma constatação real presenciada pelo autor espiritual. Temos obras que revelão constatções reais e não opiniões pessoais. Por exemplo: o livro SEXO E OBSESSÃO, OSEXO ALEM DA MORTE, e tantos outros. São revelações dos Espiritos e não opiniões, embora existam casos que um Espirito dê a sua opinião particular sobre determinado tema.

    ResponderExcluir
  33. Sostenebile; Na resposta que você deu a Camila, encontreu dois equívocos de sua parte. Primeiro você disse que a Anete usou a Tribuna Espírita para espor opiniões pessoais, e segundo você disse que não havia embasamento doutrinário Espirita na sua palestra.Se você assistir o Seminário Completo pelo youtube verá a validação científica de suas palavras. Não sei até que ponto você tem estudado as obras espiritas respeitaveis psicografads por Chico Xavier e por Divaldo Pereira Franco, pois se pesquisarmos encontraremos nos Livros NOSSO LAR e OS MENSAGEIROS exemplos impotantes sobre as consequencias espirituais dolorosas daqueles que usaram a sua sexualidade de forma equivocada, e nas obrsa de Divaldo Franco, entre elas SEXO E OBSESSÃO, NOS BASTIDORES DA OBSESSÃO, LOUCURA E OBSESSÃO o tema é tratado com muita profundidade e seriedade. A sexualidade tem muito a ver com a nosa evolução espiritual. A energia sexual é uma energia poderosa que tanto pode nos beneficiar quanto poderá nos prejudicar, dependendo da forma como a usamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Levi. O que você chamou de equívocos são, na verdade, problemas de compreensão do texto de sua parte. Vejamos: a) Sim, claramente a palestrante serviu-se da tribuna espírita para expor opiniões pessoais sem qualquer embasamento científico e doutrinário. Como dois adultos se relacionam sexualmente de maneira voluntária diz respeito ao livre-arbítrio de cada um e tentar demonizar o ato por preferências ou questões psicológicas pessoais escondendo-se no discurso cientificista imaturo e alegando se tratar de questão doutrinária é atitude oportunista. b) Fundamente-se em Kardec para analisar se a palestrante estava ou não agindo com coerência doutrinária. Você não achará absolutamente nada sobre práticas sexuais, apenas sobre o respeito que cada um deve ter por si mesmo e pela outra. Levi, você confunde sexualidade com práticas sexuais. São conceitos distintos. Enfim, a essência do texto (o qual você demonstra não ter compreendido) é a impertinência de se usar a tribuna espírita para expor opiniões pessoais e não doutrinárias. Seguindo o exemplo dessa palestrante (que não é médica, nem psicóloga nem pesquisadora profissional), provavelmente outros expositores se sentirão muito à vontade pra discutir cada uma das posições do Kama Sutra e "determinar" o que é doutrinário ou não...

      Excluir
  34. LEVI ACIOLI RESPONDE
    Olá Sustenible; É verdade quando você fala em livre-arbitrio e quando diz que o que um casal faz na sua intimidade só interessa aos dois. Porem o Espiritismo é uma Doutrina esclarecedora e libertadora, que não proíbe nada, apenas mostro o que está de acordo com as leis naturais e o que não está, porem nós temos a livre escolha e aguentemos as consequências. E não é só em questões sexuais, mas em todas as questões, assim como a questão e os malefícios das das drogas, do alcoolismo, são temas tratados na literatura espirita, e porque não esclarecer o publico sobre as consequências danosas das praticas sexuais pervertidas, porque esconder a luz. Trago um trecho da obra do Espirito André Luiz –Livro OS MENSAGEIROS - um relato da vida real: “-Reconheço que fali – dizia um deles em tom grave – e muito já expiei nas regiões inferiores, mas aguardo novos recursos da Providência.”
    Assim falava o marido de Adélia; um médium que caiu em desequilíbrio após a morte da querida esposa. Em segunda núpcias ele procura dar continuidade a vida de casado, porém sua segunda esposa era uma mulher ligada a entidades malfazejas e o arrastou, no seu desvario, a práticas de perversões sexuais. Ele diz que começou bem e acabou mal, voltando ao convívio de criaturas perversas. Com Adélia, a sua primeira esposa, ele vivenciava uma relação abençoada pelo amor. O sexo iluminado pela luz do amor eleva o espírito, porque os impulsos sexuais são sublimados, mesmo durante o ato sexual, fazendo com que a criatura não se torne um compulsivo, caindo num estado dependência, se viciando e estacionando no reino das sensações carnais. Mas, pelo contrário, as sensações evolui à condição de emoções e sentimentos sublimados. Nos relacionamentos onde se visa, unicamente, o prazer carnal, destituído de sentimentos de amor, entra em decadência, gerando insatisfações, levando a pessoa à busca de meios cada vez mais grosseiros e animalescos, afim de sentir prazer, descendo a níveis psíquicos sub-humanos. Pelas leis da sintonia espiritual, atrai ao seu convívio entidades espirituais desvairadas que lhe vampiriza as energias em franco consócio de sensações e emoções doentias.

    ResponderExcluir
  35. Caros, dentro de todo este debate, acredito que se perdeu uma questão primordial da doutrina espirita e do cristianismo. Sim o livre arbítrio está na base de tudo, mas como Paulo de Tarso tão bem esclarece na 1ª Epístola aos Coríntios 6:12 "Tudo me é permitido mas nem tudo me convém". Para evoluirmos precisamos aprender a usar nosso livre arbítrio para não rodarmos eternamente nas más consequencias de nossas escolhas. Para isso todo conhecimento é válido não importando de onde ele venha. Então aprendam o que possa os ajudar a fazer boas escolhas pois o resto é só discussão de egos.

    ResponderExcluir
  36. Pessoal, conheço a Anete, ela jamais se intitulou médica, vejam isso na própria entrevista mencionada...Quando o entrevistador diz: Anete que é médica, ela diz: Só uma observação: Eu não sou médica, sou apenas professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... ela sempre se intitulou professora.

      Excluir
    2. No link abaixo, ela assume que é médica e professora de filosofia. Ela está parecendo uma espécie de Olavo de Carvalho da espiritualidade, diz que é filosofia, mas nunca se formou
      em filosofia, nem medicina e, nem psicologia. Mas adora ser chamada e reconhecida como Doutora e Professora.
      Link: https://youtu.be/KhYKOmhvw7E?t=239

      Excluir
  37. Preferências sexuais está no íntimo de cada um,quando temos um conhecimento e esse nos traz esclarecimentos podemos até mudar nossas escolhas.. Mas isso é pessoal,o Espiritismo e uma Luz na escolha do nosso Livre Arbítrio deixando o homem a liberdade de suas ações.

    ResponderExcluir
  38. Durante a palestra ela não fez referência nenhuma ao expiritismo. Ela apenas explicou o que acontece durante o ato sexual anal.

    Ao final da exposição ela pediu que orassemos mais a fim de educar as nossas inclinações. Mas pedir pra orar não eh uma ação exclusiva de um palestrante espirita.

    Então não devemos confundir o fato de ela ser uma palestrante espírita com a exposicao sobre o sexo anal. Naquele momento da palestra ela não falava em nome do espiritismo e sim como uma profissional da área da saúde. São coisas distintas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, infelizmente ela não é uma profissional da área de saúde. Ela aceita ser denominada Doutora. Contudo, não tem formação em medicina. Um amigo medico foi pesquisar e nao encontrou nenhum registro. Ela deixa ser chamada de psicologa. Uma amiga psicologa fez a mesma pesquisa no conselho e nada encontrou. Me preocupa uma pessoa que se deixa ser apresentada como profissional da area de saúde e nao corrige seus apresentadores. Porque tomar essa atitude? Onde está a problema em assumir o que não é?

      Excluir
    2. Anna, infelizmente ela não é uma profissional da área de saúde. Ela aceita ser denominada Doutora. Contudo, não tem formação em medicina. Um amigo medico foi pesquisar e nao encontrou nenhum registro. Ela deixa ser chamada de psicologa. Uma amiga psicologa fez a mesma pesquisa no conselho e nada encontrou. Me preocupa uma pessoa que se deixa ser apresentada como profissional da area de saúde e nao corrige seus apresentadores. Porque tomar essa atitude? Onde está a problema em assumir o que não é?

      Excluir
  39. Enfim, uma impostora. Certo está o articulista. A tribuna Espírita quem dela fizer uso tem que se pautar nos fundamentos da Doutrina Espírita. É imperioso deixar de lado o subjetivismo.

    ResponderExcluir
  40. Olá, escrevo aqui sobre a matéria do Dr. Daniel Branco.Como cidadãos devemos buscar a verdade. Lí o artigo do Dr. Daniel Branco no site Medicina. Peço atenção para a interpretação que ele (Dr. Daniel) faz da doença do coração (endocardite), no artigo ele cita o sexo desprevenido (sem camisinha) e com parceiros variados como agravante para pegar a doença do coração, ou seja, seria contrair a doença mais provavelmente pela exposição aos vírus, bactérias, e fungos de diversas pessoas, em qualquer tipo de sexo e também no anal. E a Anete Guimarães afirma diferente. Ela diz que o contágio ocorre de forma interna, ou seja, pelo próprio intestino, na região do intestino após o anus que é penetrado. Prestem atenção, há diferença de conceitos entre a teoria da Anete Guimarães e do Dr. Daniel Branco. Ele (Dr. Daniel) não aponta o sexo anal como principal causador. Ela (Anete) sim, diz que o sexo anal é único vilão. Finalmente, todos merecem respeito, tanto estes dois estudiosos, e também todos leitores e demais cidadãos. Boa sorte a todos, e que possamos descobrir cada vez as verdades vitais de nossa vida em fontes mais seguras. No movimento espírita não deve haver palestras com opiniões e teses de estudos pessoais e se for da área científica, é necessário um embasamento científico comprovado, no Google Acadêmico (fonte segura de publicações de artigos científicos) não encontrei NADA que comprove o que ela diz. Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir
  41. Nossa! Que confusão.
    Se fizéssemos uma votação, os anti-Anete ganhariam. Mas seria a solução?
    Eu gostaria que analisassem uma outra palestra da Anete, em que ela fala sobre mediunidade e desses aqui o parecer.
    Lembrei-me da piada em que pediram a um jornalista que escrevesse um artigo sobre Jesus. Aí ele quis saber se era para falar a favor ou contra.
    - Paulo Roberto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      O objetivo do texto não é ser contra ou a favor de determinado palestrante, mas o problema de se ter um palestrante usando a tribuna espírita para emitir opiniões pessoais sem qualquer fundamentação doutrinária.

      Excluir
    2. Sinceramente, e estranho uma mulher que se atribui autoridade em determinados assuntos, ninguém sabe qual sua formação. Se alguém e formado em alguma coisa sempre comenta em quê, onde concluiu a sua formação, fala de sua trajetória profissional.

      Excluir
  42. Realmente sério isso. Uma parte dos "espíritas" que comentam aqui tem enorme dificuldades com interpretação de texto. Esse, por exemplo, está claro. Mais Kardec e menos André Luis, Emanuel e outros pseudo sábios que algumas(muitas) vezes deturpam a DE...

    ResponderExcluir
  43. O livre arbítrio é exercido com a presença fiel da lei de causa e efeitos.

    ResponderExcluir
  44. Estou um tanto quanto perdido com essa questão. ONDE essa tal Anete proferiu sua palestra? Foi em algum centro ou associação espírita? Ou foi em um local qualquer com um grupo de jovens reunidos em sua maioria espíritas? Sim, pois está dito que ela usou a Tribuna Espírita... Que tribuna foi essa?

    Se for o caso de alguma entidade espírita lhe haver cedido local para fazer sua palestra, quem tem que levar uma dura chamada é a tal entidade. Desde quando se admite qualquer um para dar uma palestra e sem saber do seu conteúdo e propósito? Isso seria o mínimo esperado.

    Acontece que quando convidados são figurões, isso não costuma ser feito e os resultados não são sempre os desejáveis. O falecido Alamar Régis ficou ressabiado quando a Federação Espírita do Pará não convidou mais o Divaldo Franco para palestrar lá. Conversando com o Divaldo a respeito, este disse que só vai onde é convidado. Jamais aparecia "de bicão" em lugar algum para palestrar. Alamar questionou a direção da dita federação e ficou sabendo que eles estavam decepcionados com o Divaldo porque na última palestra lá dada, em vez de falar de temas espíritas, ele ficou tecendo loas e mais loas ao Sai Baba. Alamar chiou e chiou e conseguiu que voltassem a convidar o Divaldo. Neste caso acho que não agiu bem, pois não é porque o cara é um figurão que está isento de dizer besteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo também o Sai Baba um espirito porque não falar? Lembro que Alan Kardec não feio fundar uma doutrina dos espíritas mas dos espíritos que somos todos, compreende?

      Excluir
  45. Fico muito triste quando vejo pessoas ditas "espíritas" pregarem o ódio à nós que já somos rechaçados pela sociedade todos os dias, só por seremos quem somos. Segundo o próprio Alan Kardec temos que basear a nossas doutrina sobre o cientificismo e sobre evidência concreta das coisas, não podemos deixar que nossas opiniões pessoais seja espalhadas sem um mínimo amparo de uma pesquisa; sabemos por dado, e irei apresenta-los ao final, que o sexo anal é sim algo normal e é sim uma prática saudável ao corpo, àqueles ditos espiritas que discordem leiam a matéria que irei enviar e siga a ciência, pois sua importância é tão grande que ele mesmo disse que se um dado dentro dos livros publicados forem consideramos errados ou ultrapassados, segue a ciência e deixa o que estava errado.

    Um outra base que rege o próprio espiritismo é a volta dos verdadeiros ensinamentos de Jesus, é viver o cristo em si. E pergunto a vós que leem, cristo pregou o ódio? A discriminação? A intolerância ou a homofobia? Claramente não, pois os seus ensinos são baseados no Amor, no Respeito e na Humildade, logo então refletes e ver o que é Jesus ou o que é um sentimento seu do teu ego que é totalmente normal, mas que quando fere alguém precisa ser vindo átona para ser trabalhado.
    Então meus irmãos para finalizar, invés de rechaçar nós LGBTQI+..., procure acolhe-los, ajuda-los e naturalizar pois não foi pregando ódio que Jesus cresceu em amor, acredito que assim estaremos sendo a real doutrina do Cristo de amor e acolhimento, sem julgamento. Um bom dia e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  46. REFERÊNCIA:
    LAURA MULLER é psicóloga clínica (número de inscrição em São Paulo 88937 / nome completo Laura Andreia Moreira Muller), especialista em educação sexual e comunicadora social. Desde 2007 é a sexóloga do programa Altas Horas, da TV Globo. É autora de vários livros sobre sexualidade, entre eles, “Sexo para adultos – Tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha coragem de perguntar”, “Meu amigo quer saber… Tudo sobre sexo” e “Educação sexual em 8 lições – Como orientar da infância à adolescência – Um guia para professores e pais”. Além de dar palestras por todo o Brasil, Laura atende jovens, adultos e casais em seu consultório particular em São Paulo. Atualmente oferece conteúdos educativos em seu site www.lauramuller.com.br e nas redes sociais: no Facebook e Instagram com @lauramulleroficial.

    FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

    LINK DO SITE PARA TIRAR A DUVIDA DO POVO SOBRE SEXO ANAL: http://lauramuller.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Estou tentando identificar formação acadêmica e produção científica de Anete Guimarães. primeiramente através de busca na plataforma lattes. Em seguida nos crm e crp. Até o momento, buscas INFRUTÍFERAS! Essa palestrante tem outros nomes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando. Até o momento, a formação dessa senhora permanece um mistério... Nada contra com quem não tem formação acadêmica formal, mas quando a pessoa permite ser apresentada como "Dra" ou como alguém da área da saúde, aí a história é outra, pois tende a iludir o público e usar argumentos de autoridade.

      Excluir
  48. Essa ideia de condenar o feminismo, dizendo que o feminismo tirou o mulher da cozinha não condiz com os ensinamentos da Codificão Espírita, por Allan Kardec. Em O Livro dos Espíritos no capítulo intitulado, Direitos do Homem e da Mulher, diz que Deus deu direitos iguais a homens e mulheres.. O problema do Feminismo moderno foi que as feministas não se contentaram em ter os mesmos direitos do que os homens, mas desejaram abraçar para si todos os vícios dos homens, todos os comportamentos condenaveis dos homens.Tudo começou quando o feminismo passou a defender a Legalização do Aborto, Uma das bandeiras do Feminismo era, no início,lutar contra a legalização do aborto, o qual era uma atitude machistas que ia de encontro a um dom natural da mulher, de gerar uma vida humana.A legalização do aborto era um elemento nocivo dos homens que não queriam assumir a paternidade de seus filhos. No feminismo moderno, as mulheres, adquirindo as irresponsabilidades dos homens, também não quiseram mais assumir a maternidade dos filhos gerados em seu ventre pelo ato sexual. A sexualidade feminina se tornou tão irresponsável quanto a sexualidade dos homens, fruto de um machismo secular

    ResponderExcluir
  49. O machismo, ou o feminismo, ambas são situações polarizadas, está em um o outro polo é estar em desequilíbrio... poderíamos pensar mais na capacidade da unicidade taoísta, no caminho do meio, no ponto zero, onde o Amor Incondicional é possível e as diferenças genitais desaparecem em nossas mentes moralistas.

    ResponderExcluir