sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Espiritismo e o misticismo quântico


Espiritismo e o misticismo quântico*

Alexandre Fontes da Fonseca**

No preâmbulo de O que é o Espiritismo, Kardec define o Espiritismo assim: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Ele esclarece que “o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.” O caráter científico do Espiritismo fica, então, bem definido a partir dessas palavras de Kardec. Uma consequência natural desse caráter é o que o próprio Kardec comenta no item 55 do capítulo I de A Gênese: “Caminhando com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem que está errado em um determinado ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita.” Talvez motivados por essas palavras de Kardec, vários irmãos espíritas tiveram a iniciativa de buscar conhecer as novas descobertas da Ciência com o objetivo, dentre outros, de defenderem a atualidade do Espiritismo, incluindo a possibilidade dele absorver novas verdades. Em particular, descobriu-se que alguns cientistas estavam construindo conceitos espiritualistas com base em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, CAPRA (1995), CHOPRA (2004) e GOSWAMI (2001,2005). Preocupados com a imagem da Doutrina Espírita na sociedade, alguns pensaram que seria necessário o Espiritismo também adotar certas explicações científicas do mesmo teor. Dessa forma, o interesse no estudo de conceitos da Física Quântica adentrou o movimento espírita. São diversos os autores espíritas que investiram na ideia de comprovar os ensinamentos da Doutrina Espírita com base na Física Quântica. Esse interesse é tão atual que a Física Quântica está em segundo lugar nos resultados da questão de número 50 sobre “3 assuntos que gostaria de conhecer mais”, da “Pesquisa para Espíritas 2018” realizada por Ivan FRANZOLIN (2018).
Entretanto, pelo desconhecimento sobre como a ciência se desenvolve, nós espíritas não percebemos que essa tentativa de forçar a relação entre conceitos espíritas e conceitos da Física Quântica é uma forma equivocada de construir um conhecimento científico e exemplifica o que, já há alguns anos, vem sendo chamado por alguns filósofos como misticismo quântico (FREIRE JR, PESSOA JR & BROMBERG, 2011). Basicamente, o misticismo quântico consiste da visão “que atribui uma conexão íntima entre a consciência humana (ou a espiritualidade) e os fenômenos quânticos.” (Idem). O que os irmãos espíritas que se entusiasmaram com as interpretações misteriosas da teoria quântica não perceberam ainda é que por ser uma teoria desenvolvida para descrever a dinâmica e comportamento das partículas materiais, usar conceitos quânticos para tentar descrever conceitos espíritas é uma forma de materializar tais conceitos. Enquanto nós desejamos chamar a atenção da sociedade para a existência da vida além da matéria, usar Física Quântica para estudar fenômenos espíritas é materializar conceitos que desejamos que sejam espirituais.
Assim, fazemos um alerta aos dirigentes espíritas para que esclareçam os colabora- dores e frequentadores das casas espíritas sobre a desnecessidade e inadequação da busca por relações entre Física Quântica e Espiritismo. Insistir nessas relações denota não somente ignorância sobre Ciência e Física, mas também sobre o entendimento do próprio Espiritismo. Kardec nunca apoiou o misticismo, e jamais concordaria com a prática do misticismo quântico no movimento espírita. Para ajudar os dirigentes e interessados no assunto, sugerimos uma bibliografia de nossa autoria a respeito dos conceitos da teoria quântica e a inadequação de se considerá-los como apoio ou base dos conceitos espíritas (DA FONSECA, 2010, 2013, 2014).

Bibliografia:

CAPRA, F. 1995. O Tao da Física, Editora Cultrix, 16ª edição, São Paulo, SP.
CHOPRA, D. 2004. A Cura Quântica, O Poder da Mente e da Consciência na Busca da Saúde Integral, Editora Best Seller, 42ª edição, Rio de Janeiro, RJ.
DA FONSECA, A. F. 2010. A obra A Física da Alma e o espiritismo. O Consolador 188. Link de acesso: http://www.oconsola- dor.com.br/ano4/188/especial.html
DA FONSECA, A. F. 2013. O que a física quântica tem a ver com o espiritismo? Correio Fraterno, edição 452, julho/ agosto, p. 4. Link de acesso: https:// www.correiofraterno.com.br/index. php?option=com_content&view=arti- cle&id=1279:-o-que-a-fisica-quantica- -tem-a-ver-com-o-espiritismo&catid=- 14:entrevista&Itemid=2
DA FONSECA, A. F. 2014. A Transmissão do Pensamento é um Fenômeno Não- -Local? J. Est. Esp. 2, 010302. Acesso gratuito: http://dx.doi.org/10.22568/ jee.v2.artn.010302.
FRANZOLIN, I. 2018. http://franzolim. blogspot.com/2018/07/resultados-da- -pesquisa-para-espíritas.html
FREIRE JR, O., PESSOA JR, O., & BROM- BERG, J. L., orgs. 2011. Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais [online]. Campina Grande: EDUEPB; São Paulo: Livraria da Física. Available from SciELO Books: http:// books.scielo.org/id/xwhf5/pdf/frei- re-9788578791261-13.pdf
GOSWAMI, A. 2001. O Universo Autoconsciente, Editora Rosa dos Tempos, 4a. Edição, Rio de Janeiro, RJ
GOSWAMI, A. 2005. Física da Alma, Editora Aleph, 2ª reimpressão, São Paulo, SP

* Texto publicado no Boletim Dirigente Espírita – USE – nº 168, nov/dez 2018


** Físico. Pós-doutor pela Universidade do Texas (EUA). Professor universitário. Editor do Jornal de Estudos Espíritas (JEE). Integrante do Departamento de Doutrina da USE-SP.


3 comentários:

  1. Ótimo, Alexandre, essa moda está enorme no MEB! O próprio espírita desvoriza a doutrina fantástica que tem nas mãos por não compreendê-la...

    ResponderExcluir
  2. A física quântica desmistifica a existência da matéria. Ela não existe para a física quântica. O que existe é energia.

    ResponderExcluir
  3. A fisica wuantica e uma auxiliadora do espiritismo porque prova que o aspecto espiritual r o verdadeiro e essential. O aspecto material fs vida e uma imagem mental do aspecto espiritual. Do mesmo modo Que kardec disse que o espiritismo era um grande auxiliar ds rrligiao, diremos que a fisica quantica e uma grande auxiliar do espiritismo.

    ResponderExcluir