quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Allan Kardec na Casa Espírita




Mensagem psicografada pelo médium Emanuel Cristiano em reunião da noite de 09/03/2014 no Centro Espírita “Allan Kardec” de Campinas/SP.

por Yvonne

Allan Kardec representa, para o Espiritismo, a mente poderosa e lúcida que, a serviço da terceira revelação, organizou os ensinos dos imortais de modo a iluminar o planeta.
O codificador, valendo-se da tradição iluminista, lançou luzes na obscuridade do pensamento religioso da humanidade.
Tirou Deus do domínio dos sacerdotes, apresentando-o como inteligência suprema. (LE-01)
Expôs, ainda, a tese espírita sobre a criação e os elementos gerais do Universo. (LE/GN)
Utilizou do raciocínio e partindo do efeito remontou à causa portentosa do pensamento divino, base sobre a qual repousa o edifício da Criação. (GN II)
Dialogou com contraditores e materialistas apresentando os princípios da Doutrina como sol fulgente, destruindo a sombra das ilusões. (OQEE/OP)
Fez defesa, pelos fatos, da imortalidade e da comunicabilidade dos espíritos, como argumento irrefutável. (LM)
Usou a coerência para falar da pluralidade dos mundos habitados, convencendo-se, pelos argumentos prodigiosos dos espíritos superiores, sobre as vidas sucessivas, demonstrando a justiça divina por meio da reencarnação. (LE/OP)
Demonstrou as leis divinas, que regem o nosso destino, ressaltando Jesus como guia e modelo da humanidade. (LE 625)
Todo o conteúdo foi trabalhado, refletido, explorado, verificado e explicado pelo codificador, como programação do Consolador prometido.
Necessita, agora, ser partilhado com a humanidade.
Em nossas Casas de Espiritismo, necessitamos irradiar a mensagem competentemente, não olvidando que:
- Kardec, significa instrução espiritual para vida, como afirmou o Espírito de Verdade: Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos eis o segundo; (ESE VI-5)
- Kardec, é a explicação das leis divinas à humanidade ao anotar: Um curso de Espiritismo seria criado para propagar a Doutrina e formar um número maior de médiuns; (OP 2ª parte Ensino Espírita)
- Kardec á a segurança doutrinária aos que desejam entender a relação entre os dois planos da vida rememorando João: amados, não acrediteis em todos os espíritos, mas experimentai se os espíritos são de Deus; (ESE XXI – 6)
- Kardec é a expressão máxima do entendimento de que Fora da caridade não há salvação; (ESE - XV)
- Kardec é a compreensão última de que toda ação tem uma reação ao afirmar: nenhum mal fica sem punição e nenhuma virtude fica sem recompensa; (CI 1ª parte – VII)
- Kardec é a sublime definição de que Fé inabalável somente é a que encara a razão face a face; (ESE XIX-7)
- Kardec representa a lógica ao afirmar que: a melhor forma de afastar os maus espíritos é atrair os bons; (LM - IX-13)
- Kardec é bom senso ao anotar Erasto: melhor é recusar dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea; (LM 230)
- Kardec, figura labor ao recordar a missão dos espíritas: ide e pregai; (ESE XX-4)
- Kardec, conduz ao entendimento de que a perfeição é o destino de todos nós registrando: no universo tudo se encadeia do átomo ao arcanjo que um dia já foi átomo. (LE 540)
Portanto, valorizemos Kardec! Não como um nome, conquanto nos mereça enorme respeito e carinho, mas como uma Doutrina, amando o Espiritismo, estudando-o com responsabilidade.
Apresentemos as obras básicas em nossos Centros retirando de cada livro, de cada página, as sublimes lições que abençoarão e libertarão, para sempre, a humanidade.


Abreviações utilizadas para as obras de Allan Kardec
LE: O Livro dos Espíritos
GN: A Gênese
OQEE: O Que É o Espiritismo
OP: Obras Póstumas
LM: O Livro dos Médiuns
ESE: O Evangelho Segundo o Espiritismo
CI: Céu e Inferno

Fonte: Jornal Espírita Alavanca - Ed. 505 - Ano 51 - ago/set 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário