sexta-feira, 21 de agosto de 2015

POSICIONAMENTO DA USE NA MATÉRIA DO FANTÁSTICO SOBRE ATENDIMENTO ESPIRITUAL A ANIMAIS



POSICIONAMENTO DA USE NA MATÉRIA DO FANTÁSTICO SOBRE ATENDIMENTO ESPIRITUAL A ANIMAIS.

A USE é a entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do Estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira – CFN/FEB. Sua finalidade, além de representar e promover a união dos espíritas paulistas, é difundir o Espiritismo nos seus aspectos filosófico, cientifico e religioso com base nas obras codificadas por Allan Kardec.

Para atender a sua finalidade, a USE oferece suporte conceitual e esclarecimentos sobre os princípios e valores espíritas, colaborando para se evitar interpretações equivocadas e práticas estranhas ao corpo teórico-doutrinário do Espiritismo apresentados nas obras fundamentais de Allan Kardec.

Nesse sentido, a USE, representada por sua presidente Julia Nezu, foi procurada para participar de uma entrevista do programa Fantástico da Rede Globo, para expressar-se com relação às práticas e atividades desenvolvidas por um grupo localizado na capital de São Paulo que alega prestar serviços de assistência espiritual a animais e receber mensagens mediúnicas sobre a situação dos mesmos para reconfortar os seus donos.

A assistência espiritual objetiva favorecer o equilíbrio orgânico e psíquico dos seres atendidos, conforme o merecimento, a necessidade e a capacidade de cada um para assimilar esses benefícios. As causas das enfermidades de animais e homens são, naturalmente, distintas e esse fato impede a afirmação de que se trata da mesma assistência espiritual.

Com relação às mensagens psicografadas sobre a situação das almas dos animais, novamente exige-se ponderação na análise. Sabe-se, por meio dos ensinamentos contidos nas obras de Kardec (como na questão nº 600 de O Livro dos Espíritos), que o princípio inteligente que animou corpos de animais não é errante como os Espíritos humanos e é aproveitado em nova encarnação "quase que imediatamente" após o seu desencarne. Uma vez que não possuem livre-arbítrio e não permanecem na condição de errantes, qualquer mensagem afirmando descrever como se encontram esses seres no plano espiritual é altamente questionável sob a perspectiva doutrinária.

A USE respeita toda e qualquer opinião divergente sobre o assunto e tem plena convicção de que todos os assuntos são passíveis de serem mais estudados e desenvolvidos, porém não se exime de expressar o respectivo entendimento conforme a base teórica do Espiritismo.

Adicionalmente, disponibilizamos dois textos que exploram diretamente o assunto da entrevista.

A RELAÇÃO ENTRE A ALMA DOS ANIMAIS E O HOMEM – por Fernando Porto. Disponível em http://useregionalsp.com.br/portal/orientacao-doutrinaria/248-a-relacao-entre-a-alma-dos-animais-e-o-homem

ANIMAIS NA ERRATICIDADE: HÁ ESPÍRITOS DE ANIMAIS NO MUNDO ESPIRITUAL? – por Andre Ariovaldo. Disponível em http://www.andreariovaldo.com.br/animais-mundo-espiritual

E encerramos esse comunicado com duas falas de Kardec que fundamentam nosso pensar:

“Segue-se que a opinião de um Espírito sobre um princípio qualquer não é considerada pelos espíritas senão como uma opinião individual, que pode ser justa ou falsa, e não tem valor senão quando é sancionada pelo ensino da maioria, dado sobre os diversos pontos do globo”. (Revista Espírita, 1865)


“Mas nunca será demasiado repetir: não aceiteis nada cegamente. Que cada fato seja submetido a um exame minucioso, aprofundado e severo.” (O Livro dos Médiuns – Kardec – item 98)

Nenhum comentário:

Postar um comentário