sábado, 25 de janeiro de 2025

Respostas às questões selecionadas - Tema: Fraternidade - Marco Milani


Respostas às questões selecionadas - Tema: Fraternidade – Marco Milani

Link para a apresentação: https://youtu.be/YRaaBltYnUg?si=ptT7T8S9IASOz7fx

 

1) Qual a sua visão sobre as afirmações que se faz de estarmos entrando no Mundo de Regeneração tendo em vista a distância que estamos de alcançar a fraternidade no mundo?

A transição para o Mundo de Regeneração é um processo gradativo e desafiador, marcado pelo lento progresso moral da humanidade. Embora ainda estejamos distantes da fraternidade universal, com evidente manifestação de ações egoístas e orgulhosas, essa fase de transição sinaliza mudanças imperceptíveis para alguns, mas percebidas ao longo dos séculos. Assim, a meta para a qual caminhamos é, necessariamente, a fraternidade e sua manifestação exige autoconhecimento, esforço contínuo para combater as más tendências e valorizar as boas ações, promovendo a educação moral. O Espiritismo nos inspira a confiar no progresso inevitável, sustentado pelo trabalho no bem e pela fé raciocinada, assegurando que cada esforço contribui para aproximar a humanidade desse ideal de regeneração.


2) O que está sendo feito na comunidade espírita para alcançar os menos beneficiados pela sociedade? Já que o estudo é necessário e muitas vezes estas pessoas têm uma instrução muito restrita.

A assistência social aos mais necessitados sempre foi promovida pelo movimento espírita alinhada aos princípios da caridade e da fraternidade. A maioria dos centros espíritas desenvolve projetos voltados ao atendimento das necessidades materiais e espirituais da população, além de iniciativas que buscam promover a educação e o desenvolvimento pessoal.

No âmbito doutrinário, os centros espíritas procuram oferecer, conforme as próprias limitações de recursos, o estudo das obras de Allan Kardec atentando-se à realidade e ao nível de compreensão do público frequentador, utilizando uma linguagem acessível e exemplos práticos. Em muitos casos, grupos de educação espírita infantojuvenil e palestras são realizados em comunidades carentes ou mesmo em instituições como presídios, hospitais e asilos, levando o consolo e o esclarecimento espiritual a quem necessita. Assim, a comunidade espírita busca não apenas atender às necessidades imediatas dessas pessoas, mas também oferecer ferramentas para seu crescimento moral, espiritual e social, promovendo a dignidade e a autossuficiência, sempre em consonância com o lema espírita de que "fora da caridade não há salvação".

 

3) Como superar o período de luta previsto por Kardec ao Espiritismo?

É essencial manter a coerência aos princípios doutrinários e a união entre os espíritas, evitando divisões e desentendimentos que enfraquecem o movimento. Kardec alertou que o Espiritismo enfrentaria resistências, tanto externas quanto internas, como preconceitos, incompreensões e até ataques diretos. No entanto, ele também enfatizou que o progresso do Espiritismo está garantido, pois sua base é a verdade e seu objetivo é o bem. Superar esse período de luta exige perseverança, trabalho contínuo e vivência prática dos valores espíritas, como a caridade, a tolerância e o amor ao próximo. 

É necessário investir no estudo contínuo e aprofundado das obras fundamentais e na divulgação responsável da Doutrina. Certamente, podemos encarar as dificuldades como oportunidades de fortalecimento e aprendizado, afastando o comportamento belicoso que procurar indispor irmãos com assuntos que Kardec denominou de irritantes (política partidária, por exemplo). O respeito à liberdade de consciência e às preferências pessoais é fator que deve prevalecer na fraternidade. Quando conseguirmos isso, entraremos no período seguinte marcado pelo laço de união entre os adeptos que Kardec denominou de período religioso.


Um comentário:

  1. Fraternidade é também informar nos estudos e palestras sobre os princípios espiritas que não se restrinjam ao Evangelho , Kardec é esquecido nos centros espíritas, confundem o Espiritismo com o Cristianismo, sem a base da filosofia que pode ser colocada de forma que possam entender ficaremos marcando posso, assistencialismo é bom mas incompleto quando não falamos da realidade, a politica faz parte da vida, por isso importante acompanha-la, as grandes discussões foram e são feitas através dela, não falo do partidarismo, mas dos assuntos que envolvem a sociedade onde o assistencialimo fraterno caminha, o avançar significa criar situações que possam acabar com a grande desigualdade que temos no nosso planeta. Espíritas "mãos a obra" !!

    ResponderExcluir