segunda-feira, 2 de março de 2020

Comentários sobre as alterações da 5a. ed. de A Gênese - Cap. VII




A Gênese: Capítulo 7

Esboço geológico da Terra

Marco Milani*

     Assim como todos os demais capítulos da 5ª edição francesa da obra A Gênese, publicada três anos após a desencarnação de Allan Kardec, o capítulo 7 também foi mutilado.
     Uma particularidade, entretanto, ocorreu neste capítulo na edição original. A numeração de seus 50 itens sofreu uma intercorrência. Aquele que deveria ser o item 22 foi registrado em duplicidade com o número 20 e, a partir daí, continuou-se a sequência até o final. Assim, há dois itens nº 20 e dois itens nº 21, mas nada que afete o conteúdo do texto. Em algumas edições brasileiras traduzidas da 1ª edição francesa, os tradutores optaram por corrigir a sequência e o item 22 é registrado adequadamente e o capítulo finaliza-se no item 50.
     Na 5ª edição francesa essa sequência também foi corrigida, porém eliminou integralmente o que seria o item 42 da edição original, deixando o capítulo com 49 itens.
     A seguir, o texto do item subtraído:

42. Acreditou-se por longo tempo que o macaco e as diversas variedades de quadrúmanos, animais que se reaproximam, ao máximo, do homem, pela conformação, não existiam ainda. Mas recentes descobertas não deixam dúvidas sobre a presença desses animais, pelo menos ao fim do período.
     Além da eliminação do item acima, houve uma eliminação parcial do que seria o item 36 da edição original, destacada em negrito, a seguir:

36. … Os levantamentos que hoje são um fato incontestável e demonstrado pela ciência explicam, de maneira lógica e rigorosa, os depósitos marinhos que se encontram em certas montanhas. Esses terrenos estiveram evidentemente submersos durante muitos séculos, mas a seu nível primitivo, e não no local que ocupam atualmente.
É exatamente como se uma parte do fundo de um lago se encontrasse elevado a 25 ou 30 metros acima da superfície da água, o que não implica, de forma alguma, que as águas do lago fossem elevadas àquela altura.

     O terceiro parágrafo do item final do capítulo também foi modificado. O trecho abaixo foi eliminado do completamente do que seria o item 50:

50. … Aliás, já que encontraram os mais delicados vestígios, de um grande número de animais que viveram nessa época, não se compreenderia que os homens não houvessem deixado nenhum indício de sua presença, seja pelos restos dos corpos, seja por quaisquer trabalhos.


     Se, por um lado, as eliminações sofridas não afetam o conteúdo doutrinário da obra, por outro, faz com que a argumentação de Allan Kardec sobre o tema não seja plenamente apreciada.


* Diretor do Departamento de Doutrina da USE-SP. Presidente da USE Regional de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário