sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Palestras espíritas on-line

 

Palestras espíritas on-line

 

Marco Milani

 Texto publicado na Revista Dirigente Espírita, ed. 185, set/out 21, p.29


Práticas típicas de um centro espírita, as palestras representam um importante meio de divulgação e esclarecimento doutrinário. Elas podem ser classificadas conforme os objetivos e públicos direcionados, uma vez que são oferecidas em diferentes atividades desenvolvidas nas instituições.

Quanto às características do ouvinte quando realizadas em centros espíritas, o público pode ser considerado “externo” quando tratar-se de pessoas que não são frequentadoras, nem colaboradoras ou que não possuam vínculo com a instituição. Podem ser ou não adeptas do Espiritismo. O público pode ser considerado “interno” quando se constituir de frequentadores, colaboradores ou outros grupos que possuam vínculo com a instituição. Em geral, são adeptos do Espiritismo.

Com relação ao grau de maturidade doutrinária do público, esse pode ser considerado “maduro” quando envolver pessoas familiarizadas e conhecedoras dos princípios e valores espíritas, “mediano” quando for formado por pessoas familiarizadas, mas com conhecimento superficial de alguns aspectos doutrinários e, ainda, “imaturo”, quando formado por pessoas pouco familiarizadas e sem conhecimento consistente dos aspectos doutrinários.

Em todas as atividades, seja para atendimento do público interno, externo ou de ambos, é provável que existam pessoas com diferentes graus de maturidade doutrinária e cabe ao palestrante estruturar as respectivas apresentações pautadas pelo objetivo de cada atividade.

As palestras e exposições devem ser, portanto, preparadas e desenvolvidas conforme as características do público-alvo, porém, como são atividades espíritas, em todas elas o Espiritismo deve fundamentar o conteúdo.

As restrições sanitárias provocadas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que todas as instituições espíritas sofressem uma significativa alteração em suas rotinas. Passados os momentos iniciais de perplexidade, soluções alternativas foram buscadas para a consecução dos objetivos operacionais das diferentes instituições.

O uso intensivo de tecnologias de comunicação à distância proporcionou o oferecimento de diversos serviços, antes predominantemente presenciais, como reuniões, conferências, seminários e palestras.

Em muitos centros espíritas, as exposições, tanto para grupos de estudos quanto para o público em geral, migraram para a modalidade eletrônica e ultrapassaram as fronteiras geográficas que, até então, limitavam a quantidade de participantes desses serviços.

A facilidade de uso dessas ferramentas e o rápido aumento de público motivaram muitos dirigentes espíritas a promover as palestras on-line com regularidade, contribuindo para a divulgação doutrinária.

Diversos efeitos foram percebidos. Além de parcela dos tradicionais frequentadores na modalidade presencial, os eventos transmitidos ao vivo ou gravados atraíram a atenção de muitas pessoas que não costumavam ou nunca foram a uma casa espírita.

Palestrantes com diferentes níveis de fluência e maturidade doutrinária evidenciaram-se ao grande público, contribuindo significativamente para que diferentes abordagens pudessem ser conhecidas. Oradores tradicionalmente mais requisitados que, até então, ocupavam lugar de destaque no cenário nacional, repentinamente viram-se em meio a centenas de outros oradores com conteúdo doutrinário igual ou superior, reduzindo a respectiva exposição. Nesse aspecto, o Movimento Espírita Brasileiro se revigorou.

Certamente, contam-se também os casos em que vozes sem sólida base conceitual espírita também se fizeram ouvir, porém esse fato apenas explicitou o que já ocorria nas tribunas de algumas casas espíritas, com a vantagem de receberem críticas construtivas para o próprio aperfeiçoamento.

As palestras on-line com as respectivas gravações compartilhadas em redes sociais e disponibilizadas publicamente multiplicaram a audiência e os cuidados com as questões de forma e conteúdo doutrinário.

Considerando os preparativos para o pleno retorno às atividades presenciais, os dirigentes espíritas perceberam o potencial a ser explorado com o respectivo oferecimento dessas atividades à distância e muitos planejam manter e desenvolver tais atividades.

Que todas essas ações possam contribuir para o fortalecimento do Movimento Espírita, desde que pautadas pela qualidade doutrinária.



Um comentário:

  1. Perfeito...a Doutrina, através do Movimento Espirita, ganhou um espaço muito importante e fértil na rede...veio para ficar...é uma grande oportunidade de expor a Doutrina em sua grandeza e reordenando naturalmente as anomalias persistentes...é uma grande oportunidade para o ME.

    ResponderExcluir